Notícias

  • Créditos de Carbono

    Seminário sobre Créditos de Carbono, Conceitos e Aspectos Contábeis

    O CEPECONF promove o Seminário com o tema: Créditos de Carbono, Conceitos e Aspectos Contábeis, no dia 10/07/2024, das 19:00 às 20:45 pelo canal do Youtube do CEPECONF linkhttps://www.youtube.com/live/EyqqqyuFtN8

     

    A inscrição pode ser realizada pelo link: https://x.gd/ysoqd O evento é gratuito, as vagas são limitadas e os participantes receberão certificado de 2 horas.

     

    O Seminário será ministrado pelo Professor Edilson Paulo, Professor da UFSC/SC e Membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade - CBPS. 

    Os créditos de carbono são instrumentos financeiros que têm como objetivo a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), os quais são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Assim, cabe ressaltar que o entendimento do tema e dos aspectos contábeis envolvidos permitem destacar a contribuição da Contabilidade para a sustentabilidade. Portanto, não perca essa oportunidade, inscreva-se já e garanta sua vaga!

     

  • ENSINO CONTEXTUALIZADO

    Seminário: Ensino Contextualizado, Metodologias de Ensino e Mediação da Aprendizagem

    O CEPECONF realiza o Seminário: Ensino Contextualizado, Metodologias de Ensino e Mediação da Aprendizagem. 

     

    O evento acontecerá no dia 20/06, quinta-feira, das 19:00 às 21:00, on-line pelo ZOOM do CEPECONF e terá a mediação do Prof. Dr. Lúcio Machado, e de outros membros do CEPECONF. As inscrições podem ser realizada pelo Link: https://x.gd/ZQ5Bv.

     

    O seminário será ministrado pela professora Dra. Sandra Valéria Limonta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Marília), doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou estágio pós-doutoral em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO).

     

    Você que é docente ou pensa em atuar na docência, aproveite essa oportunidade de aprendizagem.

     

     

  • REVISÃO DA LITERATURA

    O CEPECONF realiza Seminário sobre Revisão da Literatura com uso do R Studio e Bibliometrix

    O CEPECONF realiza o Seminário sobre Revisão Sistemática com o uso do software R Studio e o pacote Bibliometrix, o mesmo ocorrerá dia 10/06, às 19hs, pela plataforma on line Zoom, com a emissão de certificado de 2 horas. As inscrições podem ser realizada pelo link: https://x.gd/xGKs8

     

    O evento será mediado pelos membros do CEPECONF e conduzido pelo Professor do Instituto Federal de Brasília (IFB) e doutorando em Ciências Contábeis na UNB, Daniel Soares de Souza. O professor Daniel é Mestre em Gestão Pública, especialista em Matemática, Educação e Tecnologias, possui MBA em Estatística e Ciência de Dados e é Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração, e Tecnólogo em Gestão Empresarial e Controladoria.

     

    Espera-se que os participantes adquiram conhecimentos necessários para realizar análises bibliométricas e revisões sistemáticas da literatura de maneira mais eficiente e rápida, contribuindo assim para melhorar a qualidade de suas publicações.

     

    Aproveitem essa oportunidade!

     

  • EVENTO SUSTENTABILIDADE

    CEPECONF realiza Seminário sobre a contribuição da Contabilidade para um mundo mais sustentável

    Muito se questiona sobre a atuação da Contabilidade frente os registros das práticas sustentáveis desenvolvidas pelas empresas, assim, o CEPECONF traz como tema de Seminário: "A Contabilidade e sua contribuição para um mundo mais sustentável". O evento acontecerá no dia 05/06, das 19:00 às 21:00 hs, de forma on line pelo canal do Youtube do CEPECONF https://www.youtube.com/watch?v=5sSU-GNLl7M e as inscrições podem ser realizadas pelo link no sympla: https://x.gd/4rwTy.

     

    O evento terá como palestrante a Profa. Vania Borgerth, uma das maiores especialistas do tema no Brasil. A professora Vania é Membro e Vice-Coordenadora de relações internacionais do Comite Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e possui ampla experiencia no assunto, inclusive fazendo parte do comite assessor do IASB e do ISSB, o International Sustainability Standards Board da Fundação IFRS, e irá agregar conhecimento nas discussões desse tema que está em ênfase na academia e no mercado.

     

    Se inscreva e venha aprender sobre esse fascinante assunto.

     

    Bom evento a todos!

     

  • arte gecasp

    GPCASP da UFG divulga sua agenda de seminários de Maio e Junho/2024

    O GECASP, Grupo de Estudos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público da UFG,  com o apoio do CEPECONF e do PPGCONT/UFG, divulga a sua agenda de seminários para os meses de Maio e Junho/2024. Confira a seguir:

     

    13/05 - Cidades Inteligentes - Prof. Dr. Luiz Antônio Felix Jr (UFPB)

    20/05 - Políticas e Políticas Públicas - Profa. Dra Lucinéia Chiarelli (UNESPAR)

    27/05 - Instrumentos Ambientais no Apoio às Decisões na Gestão Pública das Cidades - Profa. Dra. Fabrícia Silva da Rosa (UFSC)

    17/06 - A Nova Lei de Licitações - Auditor Vinícius Bernardes Carvalho (TCMGO) - Link de inscrição: https://x.gd/u3xNR

    24/06 - Implementação e Gestão de Custos em Governos Municipais - Prof. Dr. Cristiano Sausen Soares (UFSM)

     

    Todos os eventos acontecem às segundas, das 19:00 às 21:00, pela sala do Zoom do CEPECONF:  https://us06web.zoom.us/j/5410484342

     

    Os links para as inscrições são disponibilizados oportunamente na seção de Cursos & Eventos do site do CEPECONF:https://cepeconf.face.ufg.br/

     

  • EVENTO ITR

    CEPECONF realiza Seminário: Tributação do Imposto de Renda na Atividade Rural - Pessoa Física

    O CEPECONF continua com os seminários sobre o Imposto de Renda, desta vez o tema será: Tributação do Imposto de Renda na Atividade Rural - Pessoa Física, o evento será on line no dia 10/05, às 19:00 horas, com o palestrante Professor Dr. Liviel Floresta - Contador, Auditor Independente, Economista, Sócio da empresa Floresta Auditores Independentes S/S, responsável técnico junto à CVM – Comissão de Valores Mobiliários, membro da Câmara de Auditores Independentes do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, com especialização em Auditoria e Perícia pela PUC-GO, Consultor da área tributária, especialista em Imposto de Renda, Professor da Matéria em Cursos e Seminários ministrados em Goiás e outros Estados, atuando há vários anos nas Áreas de Auditoria e Consultoria; foi presidente do CRC-GO e vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade.

     

    As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://x.gd/Dkjl7.

     

    O produtor rural também tem que declarar imposto de renda, assim como qualquer outro contribuinte. Quem tira renda com a sua produção no campo e atua como pessoa física precisa estar atento. Para o produtor rural, uma das principais mudanças é a sua atividade rural ser tributada pela Receita Federal como pessoa física e não jurídica. O limite da isenção é maior que para outros contribuintes e além disso, é preciso estar atento à regras específicas de isenção de impostos em caso de prejuízos ao longo do ano (Declaração do Imposto de Renda 2024 para o produtor rural (agro2.com.br)

     

    Participe e compreenda as particularidades da Atividade Rural.

     

    Como as Vagas são Limitadaspedimos que se inscrevam apenas se tiverem certeza de que poderão estar no evento.

     

    Evento On Line pelo Zoom: https://us06web.zoom.us/j/5410484342

  • DIA DO CONTADOR.

    CEPECONF Parabeniza Contadores pelo seu dia

    Parabéns a todos os profissionais que fazem a diferença!

     

    E por falar em fazer a diferença, vamos conhecer algumas personalidades da contabilidade?

     

    Leonardo Fibonacci: Introduziu e difundiu os números hindu-arábicos em cálculos financeiros e da prática contábil mercantil de maneira a facilitar a sua compreensão e utilidade. Com isso, proporcionou o amadurecimento e consolidação do método das partidas dobradas.

     

    Luca Pacioli: Consolidou e propagou, no espaço e no tempo, o método contábil da partidas dobradas - utilizado até os dias atuais. Com isso, criou condições para evolução da contabilidade, o desenvolvimento das empresas, da sociedade e do próprio sistema capitalista.

     

    João Lyra Tavares: instituiu o dia do Contabilista em 1926. Ao agradecer às homenagens que recebera dos profissionais da Contabilidade proferiu: “Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o Dia dos Contabilistas Brasileiros.

     

    Sandra Maria Cerqueira da Silva: Primeira mulher autodeclarada negra com Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP. Tese: “Tetos de Vitrais: Gênero e Raça na Contabilidade no Brasil” (2016).

     

    Ao contrário do que muitos pensam, dia 25 de abril se comemora o Dia da Contabilidade e não o Dia do Contador. Essa data surgiu devido a uma homenagem ao senador João Lyra Tavares em 25 de abril de 1926, por ajudar na defesa da regularização da contabilidade como profissão no Brasil.

     

    Mas a regulamentação da contabilidade como profissão só ocorreu de fato com o Decreto n°20.158, em 31/06/1931. E a data comemorativa só foi instituída em maio de 1979, e até 2012 a data era comemorada como Dia do Contabilista, mas o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que a data fosse alterada para Dia da Contabilidade e assim hoje se comemora.

    Quer conferir as fotos de nossas personalidades? Clique no link de nossa postagem na página do instagram e venha conheçe-las AQUI

     

    Parabéns Contadores pelo seu legado social.

  • EVENTO IR

    CEPECONF Convida para Seminário sobre Imposto de Renda 2024

    Imposto de Renda: Rindo do Leão e Declarando sem Medo! é o tema do Seminário promovido pelo CEPECONF que acontecerá no dia 22 de abril, às 19 horas. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://x.gd/ahd1v

     

    O evento será mediado pelos membros do CEPECONF, os professores Paulo Junio e Gilberto Crispim e para ajudar os contribuintes a realizarem suas declarações,o professor de Contabilidade (FECAP-SP), Tiago Slavovresponderá as dúvidas mais comuns sobre a declaração.

     

    O professor Tiago Nascimento Borges Slavov tem Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FECAP (2004) e Doutorado em Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Atualmente é professor pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP e Coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Conferencista pelo CRC-SP desde 2005 e consultor de empresas na área de Contabilidade e Tributação desde 2002. 

     

    O Evento será On Line pelo ZOOM:https://us06web.zoom.us/j/5410484342

     

    Haverá certificado de participação de 2 horas

    Não percam! Garanta sua vaga!

     

Ver todas

Nos acompanhe no YouTube

Seminário de comemoração dos 2 anos do CEPECONF com o Professor Dr. Eliseu Martins discutindo sobre a Contabilidade e seus desafios, passados, atuais e futuros.

A Contabilidade e sua contribuição para um mundo mais sustentável

O evento foi apresentado pela professora Vânia Maria da Costa Borgerth, vice-coordenadora de Relações Internacionais do CBPS (Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade)

Os slides podem ser baixados no seguinte link

Oficina de Coleta de Dados da Base Economática 

Seminário ministrado pela Prof. Dra Marília Paranaíba (CEPECONF/UFG).

Os slides podem ser baixados no seguinte link

Oficina: Metodologia de Pesquisa e Inteligência Artificial (no 3º Congresso UFG)

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Limongi França Coelho Doutor pela FGV/SP. Professor na Universidade Federal de Goiás (UFG). Link slides e sites apresentados na oficina: https://admkt.face.ufg.br/p/47635-a-inteligencia-artificial-na-pesquisa-academica

 

Seminário do CEPECONF sobre a base Refiniv Eikon, detacando os principais procedimentos para coleta de dados de informações financeiras e não financeiras

O Seminário sobre Metodologias ativas no ensino de Ciências Contábeis, com ênfase aos Casos de Ensino, conduzido pelos professores, Dra. Edvalda Araújo Leal e Dr. Gilberto José Miranda do NEPAC/UFU

Seminário sobre o uso do software Zotero para gerenciar citações e referências. O Seminário foi conduzido pelo Prof. Dr. Geovane Camilo 

O seminário discutiu as características, potenciais contribuintes e as alíquotas do tributo conhecido como "Taxa do Agro" e instituído em Goiás no final de 2022.

Seminário de discussão dos procedimentos contábeis relativas às operações de Risco Sacado, “Forfait” ou “Confirming”, discutindo a suposta contabilização por parte da empresa Americanas S.A.

Seminário do CEPECONF sobre Contabilidade, Relatórios ESG e o Papel do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade

Seminário de discussão sobre as Mudanças Contábeis para Microentidades e Pequenas Empresas em 2023.

Seminário de discussão sobre a técnica de Regressão Quantílica aplicada à pesquisa em Contabilidade.

Seminário: Didática da Educação Superior conduzido pela Profa Dra. Marilza Suanno do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG

Seminário de discussão sobre entrega da Escrituração Contábil Fiscal 2022  conduzido pelo Prof. Dr. Tiago Nascimento Borges Slavov

Primeira Parte da Aula 1 do Curso CEPECONF Regressão Múltipla

Curso introdutório sobre programação em Python aplicado a Análise Contábil e Finanças

Introdução à Inteligência Artificial e Pesquisas em Contabilidade e Finanças

 

Seminário: Desafios da Valuation em Startups do Agronegócio, com o Prof. Dr. Carlos André Marinho Vieira, analista-chefe no TC Matrix.

Seminário do CEPECONF sobre a base Refiniv Eikon, detacando as principais funcionalidades e os diferenciais.

O evento apresentou uma o portal do IBGE e suas principais ferramentas (cidades@, sidra e outras). O seminário foi conduzido pelo Supervisor de Divulgação do IBGE em Goiás Hugo de Paula 

Relato Integrado e a Nova Fronteira da Contabilidade

youtube2
Base de dados