Projetos de Pesquisa

2023 - Atual

ANÁLISE DE PRÁTICAS CONTÁBEIS E DE GESTÃO DE FINANCEIRA DE ENTIDADES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE E COOPERATIVAS 

Descrição: O presente projeto de pesquisa busca estudar, discutir e elaborar trabalhos sobre Contabilidade e Gestão Financeira de pequenas e médias empresas (PMEs) e de cooperativas em âmbito nacional e regional. Esses segmentos corporativos são amplos, ao abranger as sociedades por ações fechadas, sociedades limitadas e demais sociedades comerciais não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte (CPC - PMEs). Ainda, são segmentos que se destacam na economia brasileira, com potencial, ainda maior, de crescimento e desenvolvimento econômico, geração de empregos, renda e qualidade de vida aos agentes envolvidos; em síntese, são essenciais para a economia e, consequentemente, a sociedade brasileira. 

Coordenação: Ercilio Zanolla

2021 - Atual

CONTABILIDADE E A DIVULGAÇÃO DE PRÁTICAS ESG

Descrição:Em função do impacto que as atividades empresariais tem provocado no meio em que atuam, o tratamento da questão Ambiental, Social e de Governança pelas empresas, conhecida pela sigla ASG, ou ESG em inglês, tem assumido importância impar para o futuro sustentável das organizações e da sociedade como um todo. O projeto busca discutir essa evolução do campo de ação dos profissionais contábeis responsáveis pela elaboração dos relatórios financeiros, por meio da realização de estudos que busquem investigar a relação entre a adoção das práticas de ESG, sua consequente divulgação nos relatórios corporativos e a qualidade da informação contábil publicada, e de maneira complementar, discutir os determinantes e consequentes da adoção de práticas ESG nos relatórios corporativos.

Coordenação: Carlos Henrique Silva do Carmo

2015 - Atual

CONTINUIDADE E DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO: ABORDAGEM TEÓRICA E NORMATIVA, PRÁTICA E COMPORTAMENTAL NO CONTEXTO BRASILEIRO E INTERNACIONAL

Descrição: Postula-se sistematizar, estudar e pesquisar sobre teorias, regulamentação contábil, modelos teóricos e empíricos que influenciam na continuidade e desenvolvimento de atividades corporativas. Também, postula-se desenvolver pesquisas e testes empíricos no contexto corporativo brasileiro e internacional. Para tanto, a priori, faz-se mister compreender as nuances do desenvolvimento e comportamento da sociedade e do mercado à luz das teorias das áreas de conhecimento afins e correlatas como da economia, administração, contabilidade, direito, sociologia, etc.

Coordenação: Ercilio Zanolla

2009 - Atual

ESTUDO SOBRE AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE(IFRS) E SUA APLICAÇÃO PELA EMPRESAS BRASILEIRAS

Descrição: A adoção do IFRS é um grande passo rumo a uma maior transparência das informações financeiras, melhoria das práticas de controle e governança coorporativa, o que contribuirá para a melhoria da tomada de decisão, redução do custo de captação de recursos das empresas no exterior e no Brasil, reduzindo ainda o re-trabalho e consequentemente os custos internos. A adoção do IFRS coloca o Brasil no cenário mundial da contabilidade, por ser este padrão de contabilidade adotado em mais de 100 países . Neste sentido, de forma abrangente, pretende-se com o referido projeto de pesquisa investigar e entender o impacto da adoção das normas internacionais pelas empresas Brasileiras.

Coordenação: Carlos Henrique Silva do Carmo

2014 - Atual

LOBBYING NA REGULAÇÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL

Descrição: A ascensão de um organismo internacional e privado como o IASB e a adesão maciça de inúmeros países às suas normas, trouxeram mudanças na dinâmica da regulação dos relatórios financeiros em diversos países, que assim como o Brasil, tiveram historicamente as normas contábeis de suas empresas definidas por legislações nacionais sob a responsabilidade de entes públicos. Essa nova dinâmica levanta preocupações para as empresas, normatizadores nacionais, governos, investidores, acadêmicos e outros interessados pelas normas contábeis. Este projeto tem como objetivo analisar a associação das características específicas dos participantes do processo de regulação contábil internacional promovido pelo IASB e a sua influência na elaboração das IFRS, investigando o alinhamento entre as decisões do órgão e as opiniões manifestadas por stakeholders específicos.

Coordenação: Carlos Henrique Silva do Carmo

2020 - Atual

CONTABILIDADE E AGRONEGÓCIO

Descrição: O grupo tem por objetivo pesquisas relacionadas aos eventos contábeis oriundos de transações econômicas financeiras e seus efeitos nas pessoas e empresas. Possui em espectro amplo de pesquisas que envolve a contabilidade no universo empresarial, além da atenção especial as atividades do agronegócio. Tendo em vista a natureza da atividade rural, os esforços de pesquisas do grupo visam aprofundar e desenvolver conhecimento contábil que auxilie o processo de tomada de decisão financeiro gerencial.

Coordenação: Ilírio José Rech

2015 - Atual

INFLUÊNCIA DOS VIESES COMPORTAMENTAIS NO JULGAMENTO DOS CONTADORES NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Descrição: o projeto tem por objetivo a analisar influência dos vieses comportamentais no julgamento dos contadores no processo de elaboração das demonstrações financeiras nos aspectos que envolvem as escolhas contábeis. com base Para alcançar o objetivo será realizado um estudo quase-experimental com um questionário enviado para os profissionais de contabilidade registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Minas Gerais. Espera-se com o presente estudo ampliar as bases teórico conceituais no campo da contabilidade e buscar as respostas de como os contadores exercem o julgamento na preparação das demonstrações financeiras.

Coordenação: Ilírio José Rech

2020 - Atual

CONTABILIDADE FINANCEIRA E TRIBUTAÇÃO CORPORATIVA APÓS AS IFRS

Descrição: O projeto tem por objetivo realizar estudos perante as mudanças nas práticas contábeis das organizações brasileiras, a partir da implementação de padrões internacionais de Contabilidade, denominados de IFRS. A pesquisa se dará tanto no âmbito da graduação como na pós-graduação, explorando o tema em âmbito regional, nacional e até mesmo internacional. Almeja-se, também, que essa pesquisa explore campos variados de metodologias científicas, com aplicação no só de métodos quantitativos como atualmente predominam na literatura contábil, mas, também, de métodos qualitativos na compreensão do fenômeno. Para compreender o processo de adequação das organizações a esses novos modelos contábeis, o projeto buscará investigar seus impactos nas políticas contábeis, nos indicadores econômico-financeiro, na qualidade da informação contábil, na auditoria, e, também, no sistema de tributação.

Coordenação: Lucio de Souza Machado

2020 - Atual

CONTABILIDADE E PSICOLOGIA: APROXIMAÇÕES EMPÍRICAS

Descrição: O projeto tem como objetivo realizar pesquisas de natureza contábil, na graduação e pós-graduação, ao utilizar-se de pressupostos da Psicologia, especialmente, da Análise do Comportamento Humano e da Psicodinâmica do Trabalho. Para alcançar o objetivo serão realizados estudos que seguem métodos diferenciados de pesquisa, como experimentos, quase experimentos, estudos correlacionais, bem como metodologias qualitativas, construídos a partir de problemas cotidianos da Contabilidade (que incluem Auditoria e Contabilidade Tributária), e do trabalho dos profissionais desta área, discutidos à luz de teorias relacionadas à Psicologia.

Coordenação: Lucio de Souza Machado

2012 - Atual

AVALIAÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS E GERENCIAMENGTGO DE RISCOS CORPORATIVOS NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é de identificar e compreender as principais características, componentes e objetivos do gerenciamento de risco corporativo com base na estrutura do COSO ERM, bem como as formas e modelos de controle adotados nas empresas.

Coordenação: Luiz Carlos da Silva Oliveira

2011 - Atual

MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS AOS ESTUDOS DE POPULAÇÃO

Descrição: O objetivo principal deste projeto é utilizar técnicas da estatística multivariada que permitam um melhor entendimentos dos diferentes problemas sócio-demográficos existentes na América Latina focalizando, principalmente os temas de saúde sexual e reprodutiva e as condições de saúde nos diferentes países na região.

Coordenação: Mário Ernesto Piscoya Diaz