Seminário:Créditos de Créditos de Carbono Conceitos e Aspectos Contábeis.

: On Line Zoom do CEPECONF

: 22 de Maio 2024 - 19h às 20h

Seminário:Créditos de Créditos de Carbono Conceitos e Aspectos Contábeis.

O Seminário busca discutir os conceitos envolvidos, a legislação aplicável e as normas contábeis relacionadas aos Créditos de Descabonização, com destaque ao ambiente brasileiro.

Os créditos de carbono são instrumentos financeiros que têm como objetivo a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), os quais são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. O entendimento do tema e dos aspectos contábeis envolvidos permite destacar a contribuição da Contabilidade para a sustentabilidade empresarial.

No contexto brasileiro a implementação efetiva de políticas de créditos de carbono e o processo de seu reconhecimento e mensuração contábil podem desempenhar um papel crucial na proteção ambiental e na promoção de uma economia mais verde e sustentável.

O Seminário contará com a mediação dos membros do CEPECONF e será ministrado pelo Professor Edilson Paulo, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo. Pós-doutoramento em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFPE/UFRN. Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Diretor da Presidente (mandato 2022-2023) e Diretor Científico (mandato 2020-2021) da Associação Nacional dos Programas de Pós- Graduação em Ciências Contábeis ANPCont. Participa do AAA Global Gathering 2022-2023 (comitê para engajamento global entre as associações científicas no mundo, coordenado pela American Accounting Association). Membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade - CBPS. Coordena o GT SASB Setor de Água e Saneamento Básico e o GT SASB Setor de Energia Elétrica no CPBS. Participa do GT ISSB do CBPS. Coordenador do Núcleo de Estudos em Qualidade das Informações Corporativas e Setores Regulados da UFSC. Coordena o Prêmio Transparência ABRACONEE - Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (2022/2023). Membro do Conselho de Notáveis do Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR).