Seminário GECASP: Instrumentos Ambientais No Apoio As Decisões Na Gestão Pública Das Cidades.

: Evento On Line pelo Zoom: https://us06web.zoom.us/j/5410484342

: 27 de Maio 2024 - 19h às 21h

Resumo:

Instrumentos ambientais para apoiar as decisões na gestão pública das cidades incluem o COMUMA, um sistema municipal de meio ambiente no Brasil que promove novas relações entre Estado e sociedade para a gestão ambiental. O Plano Nacional de Arborização é outro instrumento que estabelece diretrizes e instrumentos para uma nova política de arborização urbana, reconhecendo as árvores urbanas como elementos de infraestrutura essencial. A manutenção urbana, que inclui atividades como manutenção de vias e logradouros públicos, mobiliário urbano, arborização pública, parques e jardins, é outro instrumento importante. Políticas de infraestrutura logística também desempenham um papel crucial na gestão pública, especialmente na manutenção e desenvolvimento de infraestrutura urbana. Além disso, a logística integrada pode ajudar nas decisões de gestão das políticas públicas, garantindo a legalidade nos procedimentos e promovendo o acesso da população aos serviços. O planejamento estratégico também é fundamental na gestão pública, permitindo aos gestores identificar e eliminar processos ineficientes e otimizar os processos existentes. O uso de tecnologia, como o sistema digital para a tramitação de processos na Secretaria de Obras em Cascavel, pode melhorar a eficiência e reduzir os custos na gestão pública.

Programação:

O Seminário será mediado pelos membros do CEPECONF e apresentado pela professora Fabrícia Silva da Rosa. A professora Fabrícia Silva da Rosa é Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa NEMAC/UFSC: Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Contabilidade. Foi Chefe de Departamento de Ciências Contábeis de 2021 a 2023, e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Controle de Gestão e Professora do Programa de Pós-graduação em Contabilidade no período de 2020 a 2021. Em 2020 com a sua participação no projeto CAPES/PRINT/UFSC - NEXUS, atuou como Professora Visitante na Università di Macerata na Itália. Graduada em Ciências Contábeis (1999), com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), realizou doutorado sanduíche em Contabilitad pela Universitat de València - Espanha (2011) e pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do programa CAPES/PNPD (2012). Atua como Editora Associada da Revista de Contabilidad y Negócio da PUC/Perú. Em seus projetos de pesquisa tem resultado em publicações com pesquisadores da Espanha, de Portugal, dos Estados Unidos, Colombia, Peru e Itália. Tem experiência em Ciências Contábeis com foco em Meio Ambiente e Sociedade. Na área de meio ambiente tem atuado com foco nas organizações públicas e privadas para compreender os temas relacionados a evidenciação ambiental, contabilidade gerencial ambiental e Few-Nexus. Na área de sociedade tem atuado com foco nas organizações públicas para compreender temas como transparência pública, uso de tecnologias para a governança pública, e orçamento governamental.

Local : Evento On Line com inscrição

Data do Evento : 27 de maio de 2024 - 19h às 20h