
Novos Padrões Contábeis Para Microentidades e Pequenas Empresas
No Brasil, estima-se que os pequenos negócios representem mais de 90% das entidades e no final de 2021 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou duas Normas direcionadas às Micro e Pequenas Empresas que alteram substancialmente a contabilidade dessas organizações: a NBC TG 1001 para as Pequenas Empresas e a NBC TG 1002 para a contabilidade das Microentidades. As novas normas foram criadas pra simplificar os requisitos exigidos pelo CPC PME (NBC TG 1000 R1) – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.
A NBC TG 1001 – Contabilidade para Pequenas Empresas, é aplicável a organizações com receita bruta acima de 4,8 milhões de reais por ano, até 78 milhões de reais anuais e possui apenas 44 páginas, um redução significativa em relação ao CPC PME, que conta com 229 páginas. Já a NBC TG 1002 – Contabilidade para Microentidades é aplicável a organizações com receita bruta até 4,8 milhões de reais por ano e possui apenas 17 páginas.
Ambas normas implementam alterações significativas nos critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação até então exigidos para essas empresas e entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023.
Para entender melhor as alterações, confira a palestra do Prof. Eliseu Martins proferida no canal do Youtube do Conselho Regional de Contabilidade no Espirito Santo que pode ser conferida no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=WxkoiaUSnPY
As normas podem ser consultadas no seguinte link https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/normas-simplificadas-para-pmes/
Categorias: NOTÍCIA